segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Resenha: O Amor Infinito que tenho por Você e Outras Histórias - Paulo Monteiro

O amor infinito que tenho por você
TÍTULO: O AMOR INIFINITO QUE TENHO POR VOCÊ
AUTOR:  PAULO MONTEIRO
EDITORA: BALÃO EDITORIAL
PÁGINAS: 72


SINOPSE: O amor infinito que tenho por você - O livro O amor infinito que tenho por você e outras histórias é composto por contos em quadrinhos do autor português Paulo Monteiro, com trabalhos feitos entre 2005 e 2010.

Todas as histórias são de natureza poética e apresentam um lirismo único, mostrando sentimentos e emoções que podem estar tanto escondidos em um pequeno vilarejo em Portugal como em qualquer lugar do mundo.

Elogiadíssimo na Europa, ganhou os prêmios de Melhor Álbum Português Amadora BD 2011 e Melhor Publicação Independente Central Comics 2011 — os dois prêmios mais importantes em Portugal. Na França, levou o Prix Sheriff d’Or 2013 e foi indicado ao Prix Lycén de la BD Midi-Pyrénées 2014 e ao Prix Bulles de Cristal 2014.

Além da edição brasileira pela Balão Editorial e da portuguesa pela Polvo, o livro foi lançado na Polônia (Timof), França (Six Pieds Sous Terre) e Espanha (Edicions de Ponent). Em 2014, será publicado no Reino Unido (Blank Slate Books) e na Sérvia (Komiko).


Hey, guys! Como vocês estão? 

Para começar a semana - terrível semana, aliás -, resenha de um quadrinho que li já faz certo tempo, mas que não tive tempo de falar dele aqui. Trata-se dessa belezura de O Amor Infinito que tenho por você e outros histórias do Paulo Monteiro, autor português, que saiu pela editora Balão Editorial aqui no Brasil.

Nunca tinha escutado falar dessa história - o que é realmente lastimável, por conta de suas incríveis histórias, mas que geralmente não se espalha pela forte influência da literatura americana - até checar o catálogo da editora. De cara eu percebi que esse seria um perfeito livro para inaugurar nossa parceria. Mas minhas expectativas em relação a ele não eram das melhores. Alguns contos contados em desenho, para mim não parecia dar muito certo (qualquer coisa para mim, naquela época - alguns meses atrás -, que tivesse desenhos deixava as coisas mais complicadas).

Mas, como sempre, a história pareceu me deixar de cabeça para baixo. Com um lindo traço nos desenhos e palavras que fazem com que a história flutue em um mar de lindeza, esses contos geralmente são melancólicos e até mesmo complicados, mas para quem realmente está interessado é apenas uma questão de tempo, muito pouco tempo, aliás, para entender o que o autor está querendo dizer com aquela frase.

Como eu disse, essa coletânea é dividida em 10 contos, são eles: O amor infinito que tenho por você, A sua guerra acabou, Irei ver a amada, A canção do soldado, Os seus róseos lábios, O enforcado, Fico com as minhas baratas, Para lá dos montes, Por que este é o meu ofício e Este sou eu

Se eu fosse analisar cada um desses contos, ficaria um post bem extenso, o que eu realmente não quero fazer. Mas irei falar, brevemente, de um dos contos que mais chamou a minha atenção: O Enforcado.



pág. 29


Pelo meu breve entendimento, essa história fala de um homem que, como diz o título, se enforcou após constatar que não conseguia mais reconhecer a face, a voz ou os momentos que passou com sua amada. Com uma linda arte, o autor conseguiu ilustrar essa história não só deixando-a triste, mas também dando-lhe um toque a mais de amor, principalmente nos últimos quadros, deixando as coisas mais "agradáveis" para o lado do enforcado. Mas creio que não era esse o intuito do autor. Não sei a razão de escolher como favorito a história mais tristonha desse livrinho, mas não achem que o mesmo é movido apenas de tristeza.

Irei ver a amada, os seus róseos lábios e Para lá dos montes são histórias felizes e que não nos mostram personagens tristes ou que estejam passando por algum ruim. Pelo contrário, em Irei ver a amada ele está realmente indo ver a amada, feliz da vida!



pág. 19


O livro é curto e é possível de ler em uma tacada só, mas para quem gosta de absorver aos poucos esses desenhos, é uma boca dica também! Procurem nas livrarias ou até mesmo comprem na loja da editora, por que esse livro livro, assim como esse autor, merece muito ser lido!

Com carinho e morrendo de sono,
Hugs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário